HOT ROD
É um carro tipicamente americano que surgiu na década de trinta no estado da Califórnia. Os jovens da época perceberam que os carros poderiam oferecer bem mais do que transporte de pessoas, e começaram dentro de suas casas a mexer nos carros, aliviando seu peso com retirada de pára-lamas, capo dianteiro, pára-choques etc. Mas não sendo suficiente, começaram a entender o funcionamento dos motores e assim foram alterando itens do motor buscando maior velocidade. Para se ter uma idéia um Ford 1929 de quatro cilindros podia segundo a fábrica chegar à velocidade final de 72 km/h, os jovens conseguiam chegar aos 160 km/h com estas modificações. A pista de teste nada mais dos que os lagos de sal da Califórnia, simplesmente uma planície maravilhosa pra qualquer teste de velocidade.
A origem do nome Hot Rod não é bem clara tendo várias definições. Uma delas fala a com referência aos carros mais utilizados os modelos Roadsters (carros de dois assentos com traseira em queda rápida, o famoso carrinho com banco para sogra), porém sem vários componentes de carroceria, e foram chamados de Hot Roadsters (Roadsters Quentes – velozes) os jovens Rodders logo efetuaram a contração da palavra para Hot Road e por fim Hot Rod. Outra teoria faz referência às mudanças nos componentes do motor e desta forma teriam recebido o nome de Hot Rod (Biela Quente). Uma terceira teoria sugere que em função dos escapamentos ficarem expostos lateralmente ao carro, sem silenciador e praticamente sem tubulação, os carros receberiam o nome de Hot Roadster. Existe ainda uma teoria de origem escocesa chamada Hot Trods, quando um dono de terras era roubado ele tinha três dias para recuperar seus bens com o ladrão e desta forma a pessoa roubada saía em caravana com vizinhos e todos seguiam em grande velocidade sem parar para descanso na busca de recuperar seus bens furtados, acredita-se que a palavra Hot rod tenha sua origem nesta analogia à Lei escocesa.
Com a chegada dos motores Ford V8 a criatividade não teve limites. Os jovens começaram a competir entre si para ver quem tinha o carro mais quente, e muitos quando perdiam uma corrida, compravam o carro do outro, assim começou a surgir “clubes”, comércio de carros, peças e corridas, logo foi necessário criar uma associação para regulamentar as corridas. Em 1937 surge SCTA – Southern Califórnia Timing Association, criado por sete clubes, entre eles o clube Road Runners.
Califórnia - lagos secos
"Car #1 - RANDY SHINN (Road Runner)
Won SCTA 1946 Championship.
Totaled 75 points for Season.
Roadster record holder 128.66 mph
average (132.74 one way)
'T' channelled job."
crédito: www.ussarcherfish.com/roadrunners/shinn.htm
Mas os jovens não ficaram presos apenas nos lagos secos e logo invadiram as ruas das cidades, causando diversos acidentes e mortes. Com apoio dos jornais e do conselho nacional de segurança, a polícia declara guerra aos Hot rods, prendendo, intimando, multando todos os envolvidos, estas medidas deram bastante resultado, pois os rodders ficaram marginalizados na sociedade. Com a segunda guerra mundial em pauta, os rodders foram esquecidos pela imprensa.
Porém, os jovens durante a segunda guerra receberam vários treinamentos para o ofício mecânico de veículos. Com o fim da segunda guerra e retorno dos jovens às suas casas o movimento dos Hots cresceu de forma exponencial por todo o território americano e novamente os problemas com a população voltou a crescer, qualquer rua era um local para um bom “pega”.
Nos anos 50, a pressão da polícia e sociedade era tal que foi necessário criar outra associação com o nome de Associação Nacional de Hot Rod – NHRA que através de Wally Parks organizou a primeira corrida de dragster Hot rod.
Desde então os rachas de hots foram diminuindo de forma progressiva, mas o espírito da criatividade e desempenho na construção de hots continua até os dias de hoje principalmente nos EUA, Reino Unido, Austrália e Suécia.
Os Hots foram divididos em grupos:
AMERICAN ROT HOD FUNDATION |
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RAT ROD
O Rat rod pode-se dizer que nasceu através da edição de dezembro de 1972 da revista americana Rod & Custom, neste edição mostrava uma matéria de como construir um carro com baixíssimo investimento e sem preocupação com acabamentos como os Hot e Street Hots.
O estilo dos Rats são carros que remetem ao início dos anos 40 e 50, porém não podemos confundir com os Hots que são carros “restaurados” na sua estrutura, porém com “upgrade” na mecânica, eletrônica etc. Os Rats são carros que poderíamos dizer, grosso modo, que são carros inacabados, tendo apenas o mínimo necessário para andar e claro frear também.
Esta tendência permite que qualquer pessoa possa ter um Rat, no Brasil naturalmente temos muitos Rats a solto nas ruas das grandes metrópoles como São Paulo que recentemente mostrou reportagem na TV de carros considerados acabados para transitar nas ruas....nada...são perfeitos para Rats...necessário apenas suplementar ou recuperar suas funções de dirigibilidade, condução e frenagem – segurança, para não ser aprendido.
No estilo “purista” o Rat deve ser um carro produzido entre as décadas de 20 e 40, onde são retirados todos os pára-lamas, pára-choques, capo, vidros, forração interna, tudo não necessário à dirigibilidade, são incluídos assentos de preferência sem acabamento, melhor ainda se forem de caças aeronáuticos, lataria crua ou descascada pelo tempo e uso, lanternas traseiras, faróis dianteiros, pinstriping com Cruz de malta, caveiras e diversos adornos que possam “Ratirizar” o carro.
Recentemente os Ratistas tem procurado outros carros das décadas de 50, 60 e 70 como mercurys, fords, chevrolets, fuscas, kombis etc. Alguns chegam a pegar carros que poderiam ser restaurados perfeitamente, mas descascam a pintura e promovem um enferrujamento da carroceria artificialmente. Isto pode ser conseguido de duas formas:
a) Solução salina concentrada – pincelamento diário por até 15 dias;
b) Percloreto de Ferro – muito utilizado na confecção de circuitos impressos (, pode ser encontrado em lojas de componentes eletrônicos), basta uma única aplicação e seu carro estará corroído, produto de fácil aplicação e seguro para manipulação. O resultado final é muito bom.
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BOBBERS
Por definição uma bobber é uma motocicleta que teve seu pára-lama dianteiro removido, o pára-lama traseiro foi cortado. Buscava-se uma moto mais leve e com a retirada de partes consideradas pelos aficionados sem importância a moto ganhava personalidade e leveza. Este estilo de moto custom se propagou nos EUA depois do retorno dos combatentes da segunda guerra mundial.
A bobber é a pioneira em motos customizadas que vemos até hoje. Na segunda guerra mundial os jovens americanos viram diversas motos européias (principalmente inglesas e alemãs) e a sua leveza em detalhes, aprenderam também habilidades no ofício da mecânica. Retornando aos EUA começaram a colocar seus conhecimentos e aprendizados em prática e foram modificando as motos americanas com base nas motos européias. Como várias motos foram sendo modificadas e aparentemente respeitando o mesmo estilo, foram criados clubes, associações e o próprio surgimento do nome Bobber.
Essas motos foram sendo personalizadas conforme seu proprietário. Inicialmente os próprios donos faziam isso, hoje existem empresas especializadas que realizam um trabalho excepcional. Porém há muita controvérsia com relação à verdadeira aparência de uma bobber. Os puristas dizem que a Bobber autêntica é aquela moto que teve apenas retirados o pára-lamas dianteiro, corte do pára-lamas traseiro e alguns outros poucos itens, mas sem alterar o guidão, escape ou selim. Outros nem tão radicais assim consideram algumas Choppers como sendo Bobbers, para satisfazer aos gostos de todos criou-se uma categoria intermediária a Chopper Bobber.
BOBBERS |
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CHOPPERS
O espírito dos jovens americanos em customizar suas motos até os anos 60 e 70 estavam apenas adormecidos, mas sempre vivos ansiosos por mudanças. Foi quando o filme “Easy Rider” reacendeu a febre da mudança e assim nasceu a Chopper.
Dennis Hopper, Peter Fonda e Jack Nicholson in Easy Rider.
Photograph: Allstar / Cinetext / Columbia
Os construtores começaram retirando tudo que consideravam parafernália: pára-brisas, pára-lamas, barras de proteção, faróis, piscas etc e construíram a Chopper Bobber. Após isso, era necessária desvincular a Bobber da Chopper, os jovens iniciaram as mudanças da angulação do garfo dianteiro; no tamanho do tanque de gasolina; mudanças na angulação e formato dos guidões; alterações na angulação e forma dos selins; pneus de bitolas diferentes. Inseriram uma série de detalhes cromados. As Choppers com pneus mais largos atrás também são chamadas de Fat Bastard.
Hoje há empresas especializadas nos EUA em construção da Chopper. Muito conhecida através de programas de TV a cabo, a OCC- Orange County Choppers é um bom exemplo disso. Aqui no Brasil também temos artesões que constroem Choppers.
A “diferença básica” entre uma Chopper Bobber e uma Chopper está no comprimento do garfo dianteiro; a Chooper Bobber mantém a originalidade, na Chopper está alongado e normalmente cromado, outra diferença são as medidas diferentes dos pneus.
CHOPPER BOBBER |
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CHOPPER |
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