Definição de Pinstriping é a capacidade do artista em realizar um filete de tinta, tão fina quanto possível, similar a um risco deixado por um alfinete. Estas linhas podem formar figuras definidas com significados ou simplesmente representar a arte de forma abstrata.
A história do pinstripe é tão antiga quanto a nossa história. Há relatos que o pinstriping iniciou no antigo Egito. Nesta época não havia o conhecimento de tinturas líquidas, mas havia o conhecimento do processo de manipulação de ceras de abelhas, que pelas propriedades físico-químicas ofereciam excelente combinação com os pigmentos naturais, resultando em boa fixação e persistência do pigmento. As pinturas e os detalhes eram feitos através da fusão entre a cera e o pigmento, a mistura era aquecida e aplicada sobre madeira através de um palito com uma ponta muito fina. Este processo foi utilizado até o império médio ( 2040 – 1640 a.C) na confecção das máscaras utilizadas nos sarcófagos e na da dinastia XVII (1640 – 1550 a.C) foi utilizada para pintar e decorar os ataúdes.
crédito de imagem: British Museum
Com a descoberta da tinta de base oleosa, foi necessário desenvolver um instrumento capaz de “absorver” o produto e promover uma aplicação às estruturas sem haver escorrimento. Desta forma foi inventado o primeiro pincel, inicialmente com tecido de linho e posteriormente com a utilização de pelos de animais, sendo o camelo a melhor opção.
O pinstripe sempre esteve associado ao desenvolvimento da humanidade, não como uma técnica específica, mas um complemento aos diversos processos de pinturas.
Por volta do século XVI d.C o pinstripe foi muito difundido entre os construtores de navegações e carruagens. Este processo de personalização chegou às Américas junto com a colonização e foi desenvolvido até a primeira década do século XX. Com a popularização do automóvel e a queda nas vendas das carruagens as personalizações foram esquecidas.
crédito de imagem: www.mnsu.edu
crédito de imagem: www.wisconsinhistory.org
Durante a segunda guerra mundial, a técnica do pinstripe voltou a ser utilização na personalização de bombardeiros americanos, no terço final desta guerra, como uma forma de motivação e competição entre os pilotos combatentes, e com isso surgiu a técnica de Pinup's. Os Pinup's eram pinturas de mulheres, normalmente na região frontal das aeronaves, contando o histórico de cada aeronave, mostrando a quantidade de missões e combates enfrentados, etc.
_
_
crédito: www.fifties.com.br
Na década de 50, surge o movimento criado KUSTOM KULTURE, criado por Kenny “Von Dutch” Howard, Ed “Big Daddy” Roth and Dean Jeffries. Este Kustom Kulture perdura até os dias de hoje nos pinstripings e pinups que personalizam Hot Rods, Rats, Bobbers, Choppers e diversos customizados.
KUSTOM KULTURE
"Um Hot somente será um Hot se houver pinstriping nele!"
Von Dutch
A) Kenny Howard - Von Dutch
_
O Holandês ( Von Dutch) como era conhecido nasceu em 1929, filho de um pintor de painéis e letrista, com apenas 10 anos de idade já realizava desenhos e escritos com maestria. Aos 15 anos de idade foi trabalhar em uma loja de motocicletas Al Titus, de George Beerup. Certo dia, levou uma motocicleta para casa e lá com os pincéis do pai decorou a moto. Ao trazê-la à oficina o Sr. George viu que poderia ganhar dinheiro com isso e promoveu Von Dutch para a pintura de motos. Durante esta época fez também trabalhos para a fabricante de armas Smith. Os carros nesta época apenas recebiam alguns acabamento finais de frisos, pintados a mão, sendo que o último carro personalizado em linha, artesanalmente, foi em 1938 pela General Motors. A Triumph e Rolls Royce mantiveram seus artesões da personalização e acabamento de pintura em seus produtos.
crédito imagem: Filme "Tales of Rat Fink"
O primeiro carro a receber a pintura em Pinstriping veio por acidente (um dia daqueles em que dizemos "não deveríamos ter levantado hoje"), Von Dutch estava muito irritado e precisava desabafar, extravasar, relaxar, pegou um carro e começou a pintar com traçaos sem formação específica. Quando terminou, o proprietário do carro viu aqueles "rabiscos" e achou fantástico. E assim chegou o amigo do amigo, do amigo, do amigo....e toda a costa oeste estava tendo seus carros personalizados por Von Dutch. Na década de 50, marcou toda uma geração com seus pinstripes e até hoje é admirado por todos que praticam, desenvolvem e curtem esta cultura.
Von Dutch foi o primeiro a customizar carros com a técnica do pinstriping, era um gênio, morava literalmente em um ônibus onde desenvolvia seus trabalhos.
ônibus "casa" de Von Dutch
Von Dutch nunca ganhou dinheiro com sua arte de pinstriping, aliás detestava dinheiro. Diferentemente já Ed Roth quando olhou a possibilidade de ganhar dinheiro com isso, o resultado vocês já sabem.
"Eu faço questão de ficar à direita na ponte da pobreza. Eu não tenho um par de calças, sem um buraco nelas e apenas o par de botas que são os únicos que eu tenho. Eu não tenho nenhum outro para colocar no meu pé. Eu não gasto dinheiro com coisas desnecessárias, então eu não preciso ter um monte de dinheiro. Eu não preciso dele. Continuar pobre me faz bem. Eu gosto disso!. Acredito ser meu destino. Na vida há vários desafios, e se você se preocupar em ganhar só dinheiro, você não supera estes desafios. Ele só torna mais complicado. Se você se mantém pobre, a vida é simples." Kenny "Von Dutch" Howard
Dentre seus legados artísticos temos a sua logomarca olho voando (Flying Eyeball).
_
_
créditos de imagens relacionadas a Von Dutch: http://www.vondutchkustomcycles.com
O Holandês morreu em 1992 de complicações alcoólicas. Após sua morte, suas filhas venderam seu nome para uma indústria de confecção que detém a marca Von Dutch comercializando produtos ligados a área por todo o mundo.
B) Ed “Big Daddy” Roth
Ed Roth foi um grande construtor de Rots, nasceu em 1932 e foi o primeiro a utilizar a fibra de vidro na construção de rot rods. Para subsidiar seus inventos produzia camisetas com diversos cartoons de criaturas grotescas, tendo criado entre outros o famoso Rat Fink.
_
crédito imagem: http://horsepowermarketer.wordpress.com
Rat Fink nasceu de uma aversão incondicional de Ed Roth ao Mickey Mouse, então, como um anti-Mickey Mouse nasceu o Rat Fink. Sendo definido como um rato depravado de hábitos nojentos, extremamente rebelde que expressava toda a liberdade do jovem da época. Ed Roth popularizou-se de tal forma, chegando a ter uma linha de produtos, exclusivas, na indústria de plastimodelismo Revell.
_
crédito imagem: www.calsmodels.com
Rat Fink foi lentamente perdendo força e popularidade até o surgimento do movimento punk na década de 80, costa oeste norte-americana, visto que Rat Fink na sua própria existência era o fenótipo de um adepto ao movimento.
Abaixo mais algumas fotos do mestre.
_
Roth Studios e cartão de visitas de Ed Roth
Catálogo dos Monstros
créditos imagens Ed Roth: http://theselvedgeyard.wordpress.com
Em 2001 Ed Roth faleceu, mas antes disso em 2000 foi realizado um filme Tales of the Rat Fink, que traz toda a história de Ed Roth, clique abaixo para ver o filme.
Aconselho a você visitar o site oficial de Ed Roth para comprar este filme e muitos outros produtos: camisetas, brinquedos, posters, decalques e até máscaras, www.bigdaddyroth.com. Rat Fink tem um site oficial também visite www.ratfink.org .
Uma legião de pessoas cultua Rat Fink e anualmente nos Estados Unidos acontece o "Annual Rat Fink Reunion", vale a pena conferir.
crédito imagem: www.biddaddyroth.com
C) Dean Jeffries
crédito imagem: www.motortrend.com
Filho de mecânico, durante a guerra da Korea, ficou sediado na Alemanha, onde observava os soldados que personalizavam suas motos e achava aquilo incrível, no retorno da Alemanha foi trabalhar em uma oficina mecânica, onde paralelamente desenvolvia sua habilidade no pinstriping.
_
crédito imagem: revista Hot Rodders / 2009
Com o aumento do conhecimento abriu seu estúdio em Hollywood, realizando diversos trabalhos para a indústria cinematográfica. Foi convidado para desenvolver o Batmovel do seriado em 1966, deu início aos trabalhos em um cadillac 1959, aumentou as aletastraseiras e modificou toda a frente do carro, porém o estúdio modificou seus planos e solicitou que terminasse o carro em uma semana e meia, em entrevista Jeffries disse que nem com 10 homens trabalhando dia e noite conseguiria concluir o projeto, assim para não comprometer seu estúdio encaminhou o projeto para George Barris que concluiu o projeto do Batmovel.
Mas no cinema a sua contribuição é muito grande, produzindo carros como: Monkeembile (The Monkees), Black Beauty (The Green Hornet), Moon Buggy ( The 007- Diamonds are forever), etc.
crédito imagem: www.imdcb.org e www.automk.com
MESTRES DA ATUALIDADE
Nos Estados Unidos destaco os seguintes profissionais: Ron Beam, Bob Bond, Julian Braet, Jimmy C, Coop, Willis Dormer, Bobbo Dunn, E-Dog, Willy Fischer, Craig Fraser, Jack Giachino, Harry Henkel, Rot Hod, Alan Johnson, Steve Kafka, John Kosmoski, Mike Lavallee, Herb Martinez, Howie Nisgor, Paul Quinn, Bob Spena, Von Franco e Wizard.
Na Itália temos o Ettore Callegaro, na Argentina há o Feno e no Japão temos Makoto, Enamel e Takahiro Ishii. No Brasil não ouso dizer que há mestre de pisntriping, mas excelentes profissionais nesta área, posso citar 3 destes (Neimar - BH, Marcelo Lobão-SP e Eduardo "Big" Bignami-PR).
Mr. Alan Johnson - The Best Pinstriper
Steve Kafka - Tem uma técnica fantástica e exclusiva
|
|